Sabendo da relevância do seu papel como empresa cidadã, a Preconcretos tem construído ações de responsabilidade social. Visando desenvolver um trabalho contínuo de relacionamento com a comunidade, a empresa contribui, através dos seus projetos, para o desenvolvimento econômico, cultural e socioambiental da cidade e da vida dos seus funcionários.
O Programa Começar de Novo foi lançado em 2009 pelo Conselho Nacional de Justiça, é executado nos Estados sob a coordenação dos Tribunais de Justiça. Ele visa à sensibilização de órgãos públicos e da sociedade civil para que forneçam postos de trabalho e cursos de capacitação profissional para presos e egressos do sistema carcerário. O objetivo do programa é promover a cidadania e consequentemente diminuir a reincidência de crimes.
A Preconcretos Engenharia é parceira deste programa desde agosto de 2012. A contratação pela empresa dos presos e egressos é feita conforme CLT, no intuito de não proporcionar distinção entre funcionários e para que os funcionários do Programa Começar de Novo sintam-se acolhidos.
Visando oferecer benefícios que promovam a saúde e bem-estar dos funcionários, a Preconcretos implementou o Programa Empresa do Sorriso, em 2014, através de uma parceria firmada com o Sesi. Este projeto compreende o desenvolvimento de atividades informativas, entregas de kit’s de higiene bucal e atendimentos odontológicos. As atividades, são agendadas no local de trabalho, tendo caráter preventivo e educativo, ministrados por profissionais ligados ao Sesi.
Além do aprendizado e do kit de higiene, cada funcionário pode contar, 1 vez ao ano, com a Unidade Móvel do Sesi na empresa. Relatos de funcionários que já realizaram procedimentos, reforçam a satisfação com o atendimento e qualidade dos serviços prestados.
A Preconcretos em parceria com o SESI desenvolve o PPPA – Programa de Prevenção de Perdas Auditivas há 4 anos. Este programa é coordenado pela fonoaudióloga Anelise Mergen, que é responsável pela execução das ações planejadas, todas realizadas em parceria que envolve todas as áreas da empresa: administrativa, engenharia, de segurança e de produção, e o setor de saúde auditiva, engenharia e medicina ocupacional do SESI.
O programa é o resultado desta integração multiprofissional e interdisciplinar, gerando um trabalho de abrangência de fundamentos e ações que acontecem em todas as dimensões da prevenção (na fonte, na trajetória e no individuo). O PPPA procura dar grande ênfase às ações educativas. Em palestra/oficina, após seu ingresso, todos os trabalhadores, são reunidos para ouvir, trocar informações e esclarecer dúvidas sobre a audição, a perda auditiva ocupacional e os efeitos da mesma, além de orientações sobre uso e higienização dos equipamentos de proteção auditivos. Os murais são utilizados para expor notícias acerca da audição e suas inter-relações com outras doenças.
Além disso, as datas de calendário onde temos questões pertinentes à Saúde e Segurança no Trabalho são utilizadas para reforçar as questões de cuidados e comportamentos de segurança adequados, como por exemplo, o Dia Internacional de Saúde e Segurança no Trabalho e a SIPAT. A informação fornece a fundamentação necessária para a mudança de comportamento ou reforça a conduta de prevenção à doença ocupacional.